7 de dez de 2017

Homem faz descoberta impressionante no seu quintal


Homem descobre nova espécie de dinossauro no próprio quintal

Os paleontólogos precisam viajar para lugares distantes enquanto buscam fósseis. Mas, para Bill Shipp essa tarefa é bem mais simples.

Bill é um físico nuclear que ama paleontologia. E, por coincidência ou não, ele acabou encontrando ossos de dinossauro no jardim de sua casa. Porém, a maior surpresa veio logo em seguida: os ossos achados pelo homem fazem parte de uma nova espécie de dinossauro.


Foram necessários 10 anos para conseguir retirar e identificar todos os ossos achados, que fazem parte de uma nova espécie de Triceratops: Spiclypeus shipporum. A espécie foi batizada carinhosamente de Judith, que recebeu este nome em homenagem a um rio que fica perto do local em que os ossos foram achados. Essa espécie já tem 80 milhões de anos e possui uma coroa cheia de chifres defensivos que apontam para todos os lados.

Esta é uma nova adição espetacular para a família de dinossauros com chifres que percorriam a América do Norte ocidental entre 85 e 66 milhões de anos atrás”, disse Jordan Mallon, do Museu Canadense da Natureza, no Canadá.

Uma análise feita nos ossos revelou que o animal estava doente quando morreu. Acredita-se que ele sofria de algum problema causado pela idade.


A espécie começará a ser exposta na semana que vem no Museu Canadense da Natureza. [Science Alert]