13 de ago de 2017

Esses são os cravos, mas você sabe o que existe dentro desses furinhos


Cravos e espinhas são no mínimo nojentos, e é o terror de grande parte da população, jovem e adulta. Eles incomodam, as vezes causam dor e deixa a aparência da pele horrível. Os causadores dessas bolinhas nada discretas são inúmeros e varia de pessoa para pessoa.


Existe até um mito de que os cravos são demônios presos a pele. Apesar do tanto que eles incomodam e persistem em não sair, isso é mentira, obviamente. Os cravos são apenas poros entupidos de sebo. A queratina que protege a pele contra o ressecamento acaba atrapalhando a saída dos poros, e com a poluição do ar, maquiagem, etc, a proteína acaba acumulando naquele ponto. E aquela cabecinha preta nojenta, é apenas a pontinha da proteína que oxidou em contato com o ar.

Bom, essa é a explicação para os cravos normais…. Porém, existem pessoas de uma má sorte de dar pena. Além de ter esses cravos normais, acabam pegando uma bactéria chamada Propionobacterium acne, ou a ácaro demodex folliculorum, que se aproveitam do entupimento dos poros, para morar, se alimentar e PROCRIAR ali!

O bichinho para lá de nojento, vive em torno de 14 a 18 dias, porém nesse período chega a colocar 25 ovos.


Não pense que por você não ter cravo está livre desses bichinhos, eles podem viver na pele com ou sem os cravos, apesar de a “festa” ser maior na presença dos pontinhos pretos.

Veja o vídeo agonizante desse pequeno ácaro, e lembre-se que sua pele pode estar enfestado dele…