27 de jun de 2017

Estranho, mas verdadeiro: os perigos de arrancar pelos do nariz


Pelos do nariz. Esse não é um tema sobre o qual falamos muitas vezes, mas o assunto é sempre apreciado quando as pessoas precisam gastar um tempo para cuidar da higiene dessa área.

Mas você sabia que arrancar os pelos do nariz ou apará-los muito rente pode realmente fazer mal?

Há uma área em seu rosto que a comunidade médica ameaçadoramente chama de “triângulo da morte”. O ponto superior do triângulo é a ponte do seu nariz; a parte inferior fica acima do seu lábio superior. Essa área do seu rosto fica próxima ao seu cérebro, o que torna as infecções mais perigosas do que o normal.


Além de incrivelmente doloroso, arrancar os pelos do nariz também pode ser prejudicial. Os pelos do nosso nariz são a primeira linha de defesa na hora de filtrar as coisas ruins que respiramos, então há muitos germes neles. Os germes podem acabar entrando em uma eventual ferida, o que causaria uma infecção – estafilococo, meningites, etc. Essas bactérias são assustadoras e podem infectar seu cérebro, conduzindo a quadros de paralisia e levar até à morte.

Então, como mantemos nossa higiene pessoal? Não arranque os pelos! Use um aparador eletrônico e certifique-se de não aproximá-lo demais da sua pele.

Outros hábitos arriscados que devemos evitar envolvem espremer espinhas no nariz ou cutucá-lo. Em ambos os casos, você pode acabar rompendo a pele, o que leva à infecções. Essa área está muito próxima das veias que irrigam o cérebro; você definitivamente não quer ter qualquer problema nas proximidades.

Se você notar sinais de infecção, procure um médico imediatamente.