8 de fev de 2017

A maioria de nós usa disto em casa e nem imagina a sua fantástica utilidade!


Quando as temperaturas aumentam, os mosquitos invadem as nossas casas e espaços internos, causando transtornos e trazendo doenças como a temida febre zika. Para que estes insetos fiquem longe de ti e da tua família a solução mais interessante, senão a única, é fazer repelente caseiro, visto que velas e repelentes comprados, além de poderem fazer mal, pois são químicos, acabam por criar uma maior resistência dos mosquitos aos ingredientes usados nas suas composições.


Como a questão é muito complicada, o combate é realmente difícil pois o mosquito é super bem adaptado à vida na cidade, todo e qualquer esforço vale a pena para evitar que o Aedes aegypti e outros vetores, nos causem sérios problemas de saúde.

Vamos a algumas receitas de repelentes caseiros para a casa e para o corpo, que podem ajudar a manter os mosquitos longe de nós:

- Repelente caseiro para borrifar no corpo

Para esta receita, utiliza 500 ml de álcool; 2 colheres de sopa de cravo da índia e 100 ml de óleo de amêndoas doce.

Coloca o álcool numa garrafa de vidro de 1 litro e adiciona os cravos. Deixa o cravo no álcool por 4 a 8 dias, agitando algumas vezes durante o dia – quanto mais agitado e infuso, mais concentrado fica. Dessa forma, o álcool extrai o óleo essencial do cravo. Depois do tempo determinado, acrescenta o óleo de amêndoas e coa tudo.

Põe em frascos com a tampa borrifadora e aplica em determinadas regiões do corpo, as mais expostas. A reaplicação deverá ser realizada de 6 em 6 horas.

- Repelente elétrico cítrico

Aqueles difusores elétricos, de colocar na tomada, podem ser mais sustentáveis. Sabes como?

Muito simples: corta a casca da laranja ou de limão, mais ou menos na largura do espaço para o refill industrial. Então, coloca-o no local e liga o aparelho. O aquecimento, gerará a liberação do ácido cítrico, que irá repelir os mosquitos.

- Plante em casa

Algumas plantas têm alto poder repelente e podem ser plantadas em casa. Vejamos algumas entre as principais:

Citronela: com poder repelente, sobretudo ao mosquito da dengue, pode ser cultivada em casa mas mantendo-a longe de crianças e animais de estimação pois as suas folhas são tóxicas. Caso não consigas plantá-la, óleos essenciais de citronela em difusores já ajudam bastante.

Hortelã: é facilmente plantada em qualquer jardim e repele formigas e outros insetos. Para evitar que as formigas entrem em casa, basta despejar um pouco do óleo essencial da planta, que isso será resolvido. O seu odor também desagrada aos mosquitos.

Manjericão: também é um repelente natural de mosquitos e moscas.

Crisântemo: pulgas, baratas e percevejos se despedirão de sua casa, graças a essa flor. O óleo essencial, caso não se possa plantá-la, serve muito bem, quando misturado ao álcool, para ser borrifado, com o mesmo efeito.

COMPARTILHEM para que o máximo de pessoas tenham acesso a essa informação!