12 de out de 2015

Algo nunca antes visto deu à costa e impressionou toda a gente que estava na praia!


No dia 9 de maio, os restos de uma lula gigante apareceram numa praia na província de Maluku, na Indonésia. A carcaça, com aproximadamente 15 metros de comprimento tem intrigado os habitantes da região.

O misterioso animal foi encontrado por Asrul Tuanakota, de 37 anos, que inicialmente pensou tratar-se de um barco. Quando chegou mais perto percebeu que, na verdade, estava diante de uma lula gigante, e já em decomposição.


As lulas gigantes podem ter até 13 metros de comprimento. As opiniões dividem-se online, e há quem diga que podem ser os restos de uma baleia que teria encalhado e morrido na praia.

Devido ao tamanho, mas principalmente ao cheiro, os habitantes pediram ajuda ao governo para remover a carcaça do local.

A lula-gigante é um cefalópode da ordem Teuthida, conhecida por ser o segundo maior invertebrado existente na Terra, perdendo apenas para a lula-colossal. As oito espécies do género habitam nas profundezas dos oceanos e podem atingir comprimentos de 10 metros para os machos, e 13 metros para as fêmeas, medido desde a barbatana caudal à ponta dos tentáculos.

As ventosas dos tentáculos podem atingir até 5 cm de diâmetro.

Fica o vídeo: