11 de ago de 2014

4º Maior lago do mundo desaparece em poucos anos. Deixando uma paisagem assustadora!


O Mar de Aral é um lago de água salgada, localizado na Ásia Central e tinha uma área de aproximadamente 68 mil quilômetros quadrados. Era considerado (até há pouco tempo atrás) o quarto maior lago do mundo.


O nome (em português, mar das Ilhas) refere-se à grande quantidade de ilhas presentes em seu leito (mais de 1500). Mas no entanto, essa realidade mudou de forma drástica e tudo o que resta hoje nessa área da Ásia Central, entre as fronteiras do Cazaquistão e do Uzbequistão, é um tóxico deserto. 

A tragédia ecológica começou na década de 1960, quando a água dos grandes rios que alimentavam a bacia lacustre foi desviada com o objetivo de irrigar milhões de hectares de algodão. A NASA documentou durante os últimos 14 anos uma série de fotografias de satélites que evidenciam a extinção de qualquer rastro de água sobre o que foi uma vez o grande Mar de Aral. 


Para evidenciar essa realidade irreversível, foram divulgadas duas imagens, uma correspondente ao dia 19 de Agosto de 2014, e outra de 25 de Setembro de 2000.