5 de jun de 2014

O mendigo pediu-lhe dinheiro… O que ele lhe fez 2 minutos depois… Deixou-a sem palavras!


Ela nunca imaginaria que o mendigo lhe fosse fazer isto, depois de lhe ter pedido dinheiro… Ela ficou sem palavras…

Uma estudante de 24 anos de São Paulo, Caroline Santana, tinha de apanhar um autocarro tarde e de noite para voltar para casa. No entanto, quando ela procurou o passe na bolsa, ela não o conseguia encontrar. Para piorar, ela não tinha dinheiro suficiente para comprar a viagem. Nesse momento, um homem, sem-abrigo, vai até ela e pede-lhe dinheiro. Ela diz-lhe que tenha paciência, pois ela acredita ter perdido a carteira. A resposta dele deixou-a sem palavras:

“De quanto precisa para comprar a viagem?”, perguntou o homem. “Eu tenho 4 reais e posso dar-lhos para se ir embora, quer?”. Carolina ficou emocionada, mas recusou. Ele insiste: “tem a certeza, menina? Eu posso dar-te esse dinheiro, não posso deixá-la ir a pé, eu posso ajudar-te”. Nesse momento, Carolina encontra a carteira e despede-se do homem, indo na direção da paragem do autocarro.

Ela, no entanto, pára no meio do caminho, dá meia volta e vai ver novamente o mendigo. “Posso tirar uma foto com o senhor para contar a sua atitude e mostrar para todos o tamanho do seu coração?” Ele concordou e tentou ajeitar-se o melhor que conseguiu. Quando ela se afastava, ele ainda disse: “põe na foto que ‘my name is César’ (o meu nome é César).”


O post de Carolina no Facebook já foi partilhado quase 120 mil vezes. Ela escreveu: “é uma lição, aquele senhor que pouco tinha, que depende da ajuda dos outros para sobreviver, estava disposto a dar-me o que tinha ganho naquela noite só para eu não ir embora a pé, ou pelo menos ter como ir embora.” Ela continua ainda: “ele tem um coração enorme, e naquele momento, ele amou o próximo mesmo sem o conhecer, mesmo sem nunca me ter visto”.

Uma lição maravilhosa, todos deveríamos aprender com o César.